A quinta parte do Weihnachtsoratorium, o Oratório de Natal (BWV 248), de Johann Sebastian Bach – apresentada nesta edição de Manhã com Bach -, destaca a figura dos chamados “magos do Oriente”, que, de acordo com o Evangelho de Mateus – o único dos quatro Evangelhos que se refere a esses personagens -, viajaram desde o seu país até Belém da Judeia para visitar o menino Jesus e lhe entregar presentes.
A crítica literária e textual do Novo Testamento sempre tentou explicar quem são esses “magos do Oriente” e as razões por que são citados no Evangelho de Mateus, mas sem sucesso. Praticamente nada se sabe sobre eles. Entre as interpretações possíveis está a ideia de que os “magos do Oriente” podem ser um recurso encontrado pelo autor do Evangelho de Mateus para aproximar o menino nascido em Belém de outros povos ou até mesmo dos eruditos, já que “magos” vem da palavra grega mágoi, que inclui, em seu campo semântico, o conceito de “sábios”.
Composto em Leipzig, no leste da Alemanha, para comemorar o Natal de 1734, o Oratório de Natal tem seis partes, que estão sendo apresentadas ao longo de seis edições de Manhã com Bach. Nesta edição, além da quinta parte do Oratório de Natal, o podcast exibe também a Suíte para Violoncelo Número 2 em Ré Menor (BWV 1008).
Ouça o podcast no link acima.
Este podcast reproduz o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 23 e 24 de dezembro de 2023. Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP.
As edições anteriores do podcast Manhã com Bach estão disponíveis neste link.