Manhã com Bach #199: Segunda parte do “Oratório de Natal” inclui uma sinfonia pastoral

Para o musicólogo alemão Alfred Dürr, movimento instrumental é um precursor da sinfonia clássica

Por
 04/12/2023 - Publicado há 12 meses
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #199: Segunda parte do “Oratório de Natal” inclui uma sinfonia pastoral
/

A segunda parte do Oratório de Natal (BWV 248), de Bach começa com uma sinfonia pastoral, um movimento instrumental que reproduz o ambiente campestre dos arredores de Belém da Judeia, onde nasceu Jesus, segundo os Evangelhos. Dada a sua estrutura, o musicólogo alemão Alfred Dürr (1918-2011) considera essa sinfonia uma precursora da sinfonia clássica, que se desenvolveria a partir da segunda metade do século 18.

A segunda parte do Oratório de Natal é exibida nesta edição de Manhã com Bach, que apresenta ainda a Partita para Violino Número 3 em Mi Maior (BWV 1006). Nessa parte do oratório, a ênfase se volta para o ambiente em redor do rústico local onde Jesus nasceu, nos pastores que guardavam seus rebanhos nos campos próximos e, principalmente, nos anjos que, vindos do céu, anunciam em coro a chegada do Salvador.

Ao longo de seis programas, Manhã com Bach está apresentando a íntegra do Oratório de Natal, obra composta em seis partes para comemorar o Natal de 1734.

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 2 e 3 de dezembro de 2023. Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP.

As edições anteriores do podcast Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.