Os corais de Bach – obras compostas para serem cantadas pelas quatro vozes (soprano, contralto, tenor e baixo) – constituem “superlativos modelos para o estudo da harmonia e do contraponto, demonstrando um domínio sem paralelo da harmonia, de modo que a harmonia e a melodia na música são fundidas num todo coerente e maravilhoso”, como afirma o musicólogo estadunidense Luke Dahn, professor de Composição e Teoria Musical da Universidade de Utah, em Salt Lake City, nos Estados Unidos, num site que mantém na internet exclusivamente dedicado a essas obras de Bach (www.bach-chorales.com).
Esta edição de Manhã com Bach traz três dos mais de 400 corais de Bach preservados. Eles são intitulados An Wasserflüssen Babylon, “Nos rios da Babilônia” (BWV 267), Christ lag in Todesbanden, “Cristo jazia em ataduras de morte” (BWV 277), e Als der gütige Gott, “Quando o bondoso Deus” (BWV 264). O podcast exibe ainda a Suíte Orquestral Número 4 em Ré Maior (BWV 1069) e a cantata Unser Mund sei voll Lachens, “Nossa boca esteja cheia de risos” (BWV 110).
Ouça o podcast no link acima.
Este podcast reproduz o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 4 e 5 de novembro de 2023. Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP.
As edições anteriores do podcast Manhã com Bach estão disponíveis neste link.