A Sonata para Flauta e Cravo em Si Menor (BWV 1030), de Johann Sebastian Bach, apresentada nesta edição do podcast Manhã com Bach, pode ter sido escrita para ser executada por um dos filhos do compositor, Johann Gottfried Bernhard Bach, que era um excelente músico e tocava também flauta. Além dessa composição, o podcast exibe ainda a Sonata para Violino Número 1 em Sol Menor (BWV 1001) e a cantata Ich bin vergnügt mit meinem Glücke, “Eu estou alegre com a minha sorte” (BWV 84).
Apesar de muito talentoso, Johann Bernhard foi o que que se denomina “filho problemático” de Bach. Sexto dos sete filhos de Bach com sua primeira esposa, Maria Barbara, ele começou sua carreira de músico como organista na cidade de Mühlhausen e, depois, em Sangerhausen. Nas duas ocasiões, abandonou o emprego e a cidade, deixando várias dívidas a pagar, que foram quitadas pelo pai. Em janeiro de 1739, ele se matriculou no curso de Direito da Universidade de Jena, mas morreu quatro meses depois, de doença não identificada, com apenas 24 anos de idade. Numa carta endereçada a um amigo, que está preservada, Bach expressa aflição e tristeza pelo procedimento irregular do filho e se refere a ele como “irresponsável”, “desobediente” e “empedernido”.
Ouça o podcast no link acima.
Este podcast reproduz o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 7 e 8 de outubro de 2023. Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP.
As edições anteriores do podcast Manhã com Bach estão disponíveis neste link.