Manhã com Bach #183: Primeiro contato de Bach com a música francesa se deu em Lüneburg

Entre 1700 e 1702, compositor ouviu naquela cidade do norte alemão obras de Lully e Couperin

Por
 14/08/2023 - Publicado há 11 meses
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #183: Primeiro contato de Bach com a música francesa se deu em Lüneburg
/

Entre 1700 e 1702, quando tinha entre 15 e 17 anos de idade, Johann Sebastian Bach estudou na Michaelischule, a Escola de São Miguel, localizada na cidade de Lüneburg, no norte da Alemanha, onde ele completou sua educação formal. Próximo a Lüneburg ficava a corte de Celle, que ele visitou ao longo dos dois anos em que permaneceu na região. Tanto na cidade como na corte, ele ouviu e copiou obras de compositores franceses, como Jean-Baptiste de Lully e François Couperin, entre outros. Esse foi o primeiro e impactante contato de Bach com a música francesa, que ele assimilou e se tornou uma espécie de “matéria-prima” para a composição, depois, de novas e brilhantes composições.

Exemplo disso são a Fantasia e Fuga em Dó Menor (BWV 562), para órgão, e a Suíte Francesa Número 1 em Ré Menor (BWV 812), para cravo. Essas duas composições são exibidas nesta edição de Manhã com Bach, que traz ainda a cantata Meinen Jesum lass ich nicht, “Não deixarei meu Jesus” (BWV 124).

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 12 e 13 de agosto de 2023. Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP.

As edições anteriores do podcast Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.