Manhã com Bach #181: Sexta Sonata para Violino e Cravo tem três versões preservadas

Diferente das cinco obras anteriores do conjunto, composição conta com cinco movimentos

Por
 31/07/2023 - Publicado há 12 meses     Atualizado: 07/08/2023 as 14:31
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #181: Sexta Sonata para Violino e Cravo tem três versões preservadas
/

A Sonata para Violino e Cravo Número 6 em Sol Maior (BWV 1019), de Johann Sebastian Bach, está preservada em três versões, datadas de 1725, 1730 e 1740. Ela é apresentada nesta edição de Manhã com Bach, concluindo a audição das seis Sonatas para Violino e Cravo, de Bach, iniciada no mês passado. O podcast exibe ainda o Prelúdio e Fuga em Dó Maior (BWV 545) e a cantata Es ist dir gesagt, Mensch, was gut ist, “Foi dito a ti, homem, o que é bom” (BWV 45).

Diferente das cinco sonatas anteriores – que têm quatro movimentos -, a sexta Sonata para Violino e Cravo conta com cinco movimentos: vivace, largo, allegro, adagio e allegro. Alguns desses movimentos foram depois reaproveitados por Bach em outras composições. O adagio, por exemplo, se transformou numa ária para soprano incluída na cantata Gott, man lobet dich in der Stille, “Deus, louva-se a ti no silêncio” (BWV 120). Outras partes foram incorporadas à Partita em Mi Menor (BWV 830), para teclado.

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 29 e 30 de julho de 2023. Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP.

As edições anteriores do podcast Manhã com Bach estão disponíveis neste link.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.