Manhã com Bach #180: Sonatas de Bach deram nova forma a configuração musical antiquada

Obras para violino e cravo revigoraram a música de câmara no século 18, afirma o musicólogo Karl Geiringer

Por
 24/07/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 25/07/2023 às 15:32
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #180: Sonatas de Bach deram nova forma a configuração musical antiquada
/

A respeito das seis Sonatas para Violino e Cravo (BWV 1014-1019), de Johann Sebastian Bach – que o podcast Manhã com Bach está apresentando ao longo de seis programas -, o musicólogo austríaco Karl Geiringer (1899-1989) afirma, no livro Johann Sebastian Bach – O Apogeu de Uma Era, que elas mostram a avidez de Bach em explorar todas as possibilidades deriváveis da transformação de uma antiquada combinação, o violino e o cravo, numa nova e exequível forma. O musicólogo destaca ainda que, com essas sonatas, Bach “plantou sementes para que a música de câmara crescesse e vicejasse, estabelecendo, para benefício das gerações futuras, uma das mais significativas e apreciadas formas de execução musical por conjuntos”.

Nesta edição, o podcast Manhã com Bach apresenta a quinta peça desse conjunto, a Sonata para Violino e Cravo Número 5 em Fá Menor (BWV 1018), além do Prelúdio em Sol Maior (BWV 568) e da cantata Wir danken dir, Gott, wir danken dir, “Nós te agradecemos, Deus, nós te agradecemos” (BWV 29).

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 22 e 23 de julho de 2023. Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP.

As edições anteriores do podcast Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.