Manhã com Bach #172: Primeira cantata de Bach como “Kantor” contrasta pobreza e riqueza

Apresentada em 30 de maio de 1723, obra marca estreia do compositor como diretor de música em Leipzig

Por
 29/05/2023 - Publicado há 1 ano
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #172: Primeira cantata de Bach como “Kantor” contrasta pobreza e riqueza
/

Em 30 de maio de 1723 – portanto, há exatos 300 anos -, Johann Sebastian Bach apresentou sua primeira cantata após assumir o cargo de Kantor (diretor de música) em Leipzig, que ocupou durante 27 anos, até sua morte, em julho de 1750. Intitulada Die Elenden sollen essen, “Os miseráveis devem comer” (BWV 75), essa cantata tem como ideia básica o contraste entre a pobreza e a riqueza e entre a esperança em meio ao sofrimento e o vão apego aos fugazes bens materiais. Ela é exibida nesta edição de Manhã com Bach, que apresenta também o Concerto para Cravo Número 4 em Lá Maior (BWV 1055).

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 27 e 28 de maio de 2023. Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP.

As edições anteriores do podcast Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.