Deixando a corte de Cöthen, onde trabalhou por cinco anos e meio como músico a serviço do príncipe Leopold von Anhalt-Cöthen, Johann Sebastian Bach chegou em Leipzig às 2 horas da madrugada do dia 22 de maio de 1723 – portanto, há exatos 300 anos. Era o início de um dos períodos mais brilhantes e fecundos da história da música. Na função de Kantor (diretor de música) da Sankt Thomas Kirche (Igreja de São Tomé), em Leipzig – cargo que ocupou por 27 anos, até a sua morte, em julho de 1750 -, Bach criou várias obras-primas da música universal, como as Paixões Segundo São Mateus e São João, o Oratório de Natal e o Magnificat, além da maior parte de suas cantatas.
A chegada de Bach em Leipzig está sendo comemorada em diferentes partes do mundo. O podcast Manhã com Bach dedica todo este mês de maio para se associar a essas comemorações. Nesta edição, o podcast exibe a cantata Du wahrer Gott und Davids Sohn, “Tu, verdadeiro Deus e filho de Davi” (BWV 23), uma das cantatas que Bach apresentou no dia 7 de fevereiro de 1722 como prova de admissão ao cargo de Kantor da Sankt Thomas Kirche. Também nesta edição são ouvidas outras duas composições de Bach: o Prelúdio e Fuga Número 16 em Sol Menor (BWV 885), do volume 2 de O Cravo Bem Temperado, e a Suíte Orquestral Número 2 em Si Menor (BWV 1067).
Ouça o podcast no link acima.
Este podcast reproduz o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 20 e 21 de maio de 2023. Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP.
As edições anteriores do podcast Manhã com Bach estão disponíveis neste link.