Manhã com Bach #157: Bach legou 13 composições no gênero fantasia

Músicas são marcadas pelo improviso e estão impregnadas de virtuosismo e inventividade, enlevando o ouvinte

Por
 13/02/2023 - Publicado há 2 anos
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #157: Bach legou 13 composições no gênero fantasia
/

Treze obras autênticas de Johann Sebastian Bach no gênero fantasia estão registradas no Bach-Werke-Verzeichnis, o Catálogo das Obras de Bach, conhecido pela sigla BWV. Duas delas são apresentadas nesta edição do podcast Manhã com Bach: a Fantasia e Fuga em Dó Menor (BWV 537), para órgão, e a Fantasia Cromática e Fuga em Ré Menor (BWV 903), para cravo. O podcast exibe ainda a cantata Ein Herz, das seinem Jesum lebend weiss, “Um coração que sabe que seu Jesus vive” (BWV 134).

Surgida durante o chamado Renascimento, a fantasia tem como característica ser uma peça em que predomina o improviso e em que o compositor é livre para se afastar das regras e padrões musicais estabelecidos, criando uma obra marcada pelo virtuosismo e pela inventividade e, com isso, enlevando o ouvinte.

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 11 e 12 de fevereiro de 2023. Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP.

As edições anteriores do podcast Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.