
A segunda parte do Weihnachtsoratorium, o Oratório de Natal (BWV 248), de Johann Sebastian Bach, traz exemplos de paródia musical – a prática, comum no período barroco, de reaproveitar músicas já compostas para criar uma nova composição, com outra letra e outro propósito. Um desses exemplos é o décimo movimento – uma ária para contralto -, que tem origem na cantata secular Laßt uns sorgen, laßt uns wachen (BWV 213). Essa cantata tem como personagem o herói da mitologia greco-romana Hércules. A ária que na cantata sugere que Hércules durma e descanse é reaproveitada no oratório para desejar um bom descanso para o menino Jesus.
Esta edição do podcast Manhã com Bach apresenta a segunda parte do Oratório de Natal, de Bach, obra que está dividida em seis partes e soma mais de duas horas e meia de duração. O podcast exibe ainda o Concerto de Brandemburgo Número 1 em Fá Maior (BWV 1046).
Manhã com Bach está apresentando a íntegra do Oratório de Natal, de Bach, ao longo de seis programas.
Ouça o podcast no link acima.
Este podcast reproduz o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 3 e 4 de dezembro de 2022. Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP.
As edições anteriores do podcast Manhã com Bach estão disponíveis neste link.