Manhã com Bach #133: Sem aberturas, “Suítes Francesas” reforçam dança introdutória

A alemanda – primeiro movimento das seis peças de Bach para teclado – ganha traços da tradicional “ouverture”

Por
 29/08/2022 - Publicado há 2 anos
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #133: Sem aberturas, “Suítes Francesas” reforçam dança introdutória
/

Gênero surgido durante o chamado Renascimento, no século 14, a suíte é uma sequência de danças instrumentais – classicamente a alemanda, a corrente, a sarabanda e a giga -, introduzidas por uma abertura. Nas Suítes Francesas, de Johann Sebastian Bach – seis peças para teclado que, em sua maior parte, estavam concluídas em 1722, portanto há 300 anos -, não existe a abertura. Com isso, o primeiro movimento delas, a alemanda, ganha um caráter introdutório, despindo-se dos traços característicos da dança e se revestindo de uma forma mais próxima a uma abertura, típica da suíte clássica.

Isso é bem perceptível na Suíte Francesa Número 4 em Mi Maior (BWV 815), apresentada nesta edição do podcast Manhã com Bach. O podcast exibe ainda a Sonata para Violino em Sol Maior (BWV 1021) e a cantata Sei Lob und Ehre dem höchsten Gut, “Sejam o louvor e a honra ao mais alto bem” (BWV 117).

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 27 e 28 de agosto de 2022. Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast no Jornal da USP.

As edições anteriores do podcast Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.