Manhã com Bach #132: “Suítes Francesas” são o “ápice” das obras de Bach para teclado

Opinião é do musicólogo alemão Philipp Spitta, autor de monumental biografia do compositor publicada no século 19

Por
 22/08/2022 - Publicado há 2 anos
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #132: “Suítes Francesas” são o “ápice” das obras de Bach para teclado
/

As seis Suítes Francesas, de Johann Sebastian Bach, representam – ao lado do volume 1 de O Cravo Bem Temperado – o mais elevado cume das composições de Bach para teclado produzidas na corte de Cöthen, onde o compositor atuou como músico entre 1717 e 1723. A afirmação é do musicólogo alemão Philipp Spitta (1841-1894), autor de uma monumental biografia de Bach, em três volumes, publicada no século 19. Para Spitta, todo o conjunto dessas seis peças é arranjado com “inteligência artística”.

O podcast Manhã com Bach apresenta nesta edição a terceira das Suítes Francesas, a Suíte Francesa Número 3 em Si Menor (BWV 814), além de outras duas composições de Bach: a Sonata para Flauta em Mi Maior (BWV 1035) e a cantata Aus tiefer Not schrei ich zu dir, “Da profunda necessidade eu clamo a ti” (BWV 38). Ao longo de seis edições, Manhã com Bach está exibindo as seis Suítes Francesas, de Bach.

Ouça o podcast no link acima.

Esta edição do podcast Manhã com Bach reproduz o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 20 e 21 de agosto de 2022. Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora.

As edições anteriores do podcast Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.