Manhã com Bach #128: Com 46 prelúdios, “Livrinho de Órgão” é obra inacabada de Bach

Compositor planejava escrever 164 peças, mas mais de dois terços das páginas do manuscrito ficaram em branco

Por
 25/07/2022 - Publicado há 2 anos
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #128: Com 46 prelúdios, “Livrinho de Órgão” é obra inacabada de Bach
/

O conjunto de 46 prelúdios corais a que Johann Sebastian Bach deu o despretensioso título de Orgelbüchlein, literalmente Livrinho de Órgão – ou Pequeno Livro de Órgão, como ficou mais conhecido no Brasil -, constitui uma das mais importantes obras para órgão já escritas na história da música. Ele foi composto, em sua maior parte, na corte de Weimar, onde Bach atuou como músico entre 1708 e 1717.

A ideia inicial de Bach era compor 164 prelúdios corais, para serem utilizados nos serviços religiosos da corte ao longo de todo o ano litúrgico. Entretanto, por motivos desconhecidos, Bach não chegou ao final desse projeto. Ele colocou no alto de cada página do manuscrito o título de cada prelúdio que planejava compor, mas mais de dois terços das páginas ficaram em branco. Dos 46 prelúdios efetivamente compostos, dez foram escritos para o Natal, sete para a Quaresma e seis para a Páscoa. O Livrinho de Órgão inclui ainda prelúdios para o Advento, Ano Novo, Epifania, Pentecoste e outras ocasiões.

Quatro dos prelúdios corais presentes no Orgelbüchlein foram apresentados no programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 23 e 24 de julho de 2022: In dir ist Freude, “Em ti há alegria” (BWV 615), composto para o Natal, O Lamm Gottes, unschuldig, “Ó, cordeiro de Deus, inocente” (BWV 618), para a Quaresma, O Mensch, bewein dein Sünde gross, “Ó, homem, lamenta o teu grande pecado” (BWV 622), também para a Quaresma, e Christ ist erstanden, “Cristo se levantou” (BWV 627), para a Páscoa. O programa exibiu ainda a cantata Ich gehe und suche mit Verlangen, “Eu vou e busco com fervor” (BWV 49).

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast na área de podcasts do Jornal da USP.

As edições anteriores de Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.