A cantata Himmelskönig, sei willkommen, “Rei do céu, sê bem-vindo” (BWV 182), de Johann Sebastian Bach, foi composta em 1714, na corte de Weimar, para a festa do Domingo de Ramos, o domingo anterior à Páscoa. Celebrada desde o século 4, essa festa do calendário cristão lembra a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém – poucos dias antes da crucificação – montado num jumento e cercado por uma alegre multidão, que canta louvores a Deus e estende ramos de árvores pelo caminho, como relatam os Evangelhos.
Com texto do poeta Salomon Frank, a cantata começa com um movimento orquestral, que se aproxima da abertura francesa, uma forma musical então muito utilizada na França, na abertura das óperas, no momento em que o rei francês entrava para se acomodar no seu camarote. Na composição de Bach, essa forma musical é utilizada para descrever a aproximação do rei do céu entrando em Jerusalém. O segundo movimento é um coro a quatro vozes que reproduz os louvores da multidão que acompanha Jesus. O texto bíblico adquire aqui um sentido menos concreto e mais espiritual: o coro pede agora que Jesus entre não em Jerusalém, mas no coração humano.
Essa cantata foi apresentada nos dias 9 e 10 de abril de 2022 no programa Manhã com Bach (93,7 MHz).
O programa apresentou também o Concerto Italiano em Fá Maior (BWV 971), para cravo. Datada de 1735, essa obra tem uma peculiaridade: ela consegue criar o efeito de um concerto – que se caracteriza pelo fato de um instrumento se destacar da orquestra durante certos momentos da música – mesmo sendo executada por um único instrumento, o cravo, sem o acompanhamento de orquestra. Bach consegue esse efeito utilizando um cravo com dois manuais, ou dois teclados.
Ouça no link acima a íntegra do programa.
Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast na área de podcasts do Jornal da USP.
As edições anteriores de Manhã com Bach estão disponíveis neste link.