Manhã com Bach #111: Em Leipzig, Bach compôs a maior parte de suas cantatas

“Manhã com Bach” conclui as comemorações pelos 337 anos do compositor alemão, completados em 21 de março passado

Por
 28/03/2022 - Publicado há 2 anos
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #111: Em Leipzig, Bach compôs a maior parte de suas cantatas
/

Os 27 anos vividos em Leipzig – entre 1723 e 1750 – correspondem ao último período da vida profissional de Johann Sebastian Bach. Naquela cidade, como Kantor (diretor de música) da Igreja luterana de Sainkt Thomas, a Thomaskirche, ele compôs a maior parte das suas cantatas e outras obras sacras que se eternizaram, como a Paixão Segundo São Mateus, a Paixão Segundo São João, os motetos e o Oratório de Natal. Além disso, Bach compôs ali muita música de câmara, pois, a partir de 1729 e durante cerca de dez anos, ele atuou também como diretor do Collegium Musicum de Leipzig – um grupo de músicos que se reunia semanalmente para tocar no Kaffee Zimmermann.

Para exemplificar essas duas atividades de Bach em Leipzig – como autor de música sacra na Thomaskirche e como compositor de música de câmara para o Collegium Musicum -, Manhã com Bach apresentou, nos dias 26 e 27 de março de 2022, duas composições: o Concerto para Cravo Número 2 em Mi Maior (BWV 1053) e a cantata Ich habe meine Zuversicht auf den getreuen Gott gericht, “Eu coloquei minha confiança no Deus fiel” (BWV 188).

Com esta edição, Manhã com Bach concluiu as comemorações pelos 337 anos de Bach, que nasceu em 21 de março de 1685, na cidade de Eisenach, na Turíngia, no leste da Alemanha. Para comemorar essa data, o programa destacou, em cada fim de semana de março, um dos períodos em que se pode dividir a carreira de Bach: o período de formação, desde o nascimento até o seu primeiro emprego como músico, em Arnstadt, e sua breve passagem como organista na cidade de Mühlhausen (1685-1708), os anos vividos na corte de Weimar (1708-1717), a época como diretor de música e regente na corte de Köthen (1717-1723) e a fase mais longa e profícua do compositor, os 27 anos passados na cidade de Leipzig, de 1723 até sua morte, em 1750.

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast na área de podcasts do Jornal da USP.

As edições anteriores de Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.