Manhã com Bach #108: Em Arnstadt, Bach trocou socos com fagotista no meio da rua

Programa sobre os primeiros anos da carreira de Bach dá início às comemorações pelos 337 anos do compositor

Por
 07/03/2022 - Publicado há 3 anos
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #108: Em Arnstadt, Bach trocou socos com fagotista no meio da rua
/

Johann Sebastian Bach começou sua carreira de músico como organista e regente da Neue Kirche, a Igreja Nova, em Arnstadt, na Turíngia, no leste da Alemanha. Ali ele experimentou algo que se tornaria comum ao longo de sua trajetória: os atritos com colegas e superiores. Na Neue Kirche, ele frequentemente se exasperava com os cantores e instrumentistas que dirigia, pois eles eram relapsos, desinteressados e rebeldes às ordens do jovem regente. Em certa ocasião, Bach se irritou com um fagotista, chamado Geyersbach, e disse que este parecia “um bode tocando fagote”. À noite, Geyersbach se encontrou com Bach numa rua de Arnstadt e os dois chegaram a trocar socos e pontapés.

Esse registro da biografia de Bach foi citado no programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), nos dias 5 e 6 de março de 2022. Dando início às comemorações pelos 337 anos do compositor – a serem completados no dia 21 de março -, o programa exibiu quatro composições de Bach datadas dos primeiros anos de sua carreira: a Fuga em Dó Menor (BWV 574), para órgão, a Passacaglia e Fuga em Dó Menor (BWV 582), também para órgão, o Capriccio sopra la lontananza del fratello diletíssimo (BWV 992), para cravo – peça em homenagem a seu irmão Johann Jacob, que se alistara como músico no exército de Carlos 12, da Suécia, e estava de partida para se integrar ao seu regimento -, e a cantata Der Herr denket an uns, “O Senhor pensa em nós” (BWV 196).

Bach nasceu em 21 de março de 1685, em Eisenach, na Turíngia. Neste mês de março, Manhã com Bach vai destacar, a cada fim de semana, um dos períodos em que se pode dividir a carreira de Bach: o período de formação, desde o nascimento até o seu primeiro emprego como músico, em Arnstadt, e sua breve passagem como organista na cidade de Mühlhausen (1685-1708), os anos vividos na corte de Weimar (1708-1717), a época como diretor de música e regente na corte de Köthen (1717-1723) e a fase mais longa e profícua do compositor, os 27 anos passados na cidade de Leipzig, de 1723 até sua morte, em 1750.

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast na área de podcasts do Jornal da USP.

As edições anteriores de Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.