Jornadas com Beethoven #8 – Como é triste a melancolia eslava!

Programa trata da inspiração que a “Sonata ao Luar”, de Beethoven, representou para o compositor russo Dmitri Shostakovich.

 29/04/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 01/06/2020 as 11:28
Jornadas com Beethoven - USP
Jornadas com Beethoven - USP
Jornadas com Beethoven #8 - Como é triste a melancolia eslava!
/

O compositor soviético Dmitri Shostakovich passou o fim de sua vida em reclusão, lendo o conto Pavilhão nº 6 de Anton Tchékov. E um mês antes de morrer, em agosto de 1975, ele escreveu a sombria Sonata para Viola e Piano, obra cujo terceiro movimento foi construído a partir da Sonata ao Luar, de Beethoven.

Esse momento melancólico da vida de Shostakovich tem semelhanças com o que Beethoven viveu durante sua composição da Sonata ao Luar, escrita em 1801. Nessa época, Beethoven escreveu o quarteto de cordas La Malinconia (“a melancolia”, em português), uma música conflituosa, em que intensos contrastes psicológicos não são resolvidos.

Neste programa, são apresentadas:

Sonata para Viola e Piano Opus 147a – de Dmitri Shostakovich

Quarteto de Cordas “La Malinconia” Opus 18 n. 6 – de Ludwig van Beethoven

 

Créditos do Programa

Roteiro, apresentação e montagem: Vitor Ramirez

Revisão: Gustavo Xavier


Jornadas com Beethoven
Série semanal sobre a vida e a música do compositor Ludwig van Beethoven para comemorar os 250 anos de seu nascimento. A série está dividida em capítulos mensais: o primeiro programa do mês é essencialmente biográfico e delimita o período da vida de Beethoven a ser tratado, cujas músicas são apreciadas nos demais programas do mês. O programa é transmitido pela Rádio USP, às sextas-feiras, às 21h, e disponibilizado como podcast às quartas-feiras.
Roteiro e apresentação: Vitor Ramirez
Revisão: Gustavo Xavier

 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.