Com a finalidade de melhorar o rendimento esportivo e prevenir lesões, a especialidade Odontologia do Esporte estuda as doenças da cavidade oral no desempenho dos atletas, principalmente olímpicos.
Reinaldo Brito e Dias, professor titular e responsável pela disciplina de Odontologia do Esporte do Departamento de Cirurgia, Prótese e Traumatologia Maxilofaciais da Faculdade de Odontologia da USP, explica no Momento Odontologia/Saúde Bucal desta semana, que a falta de cuidado entre os profissionais de saúde e técnicos do entorno do atleta sobre a importância da saúde oral e sua implicação na saúde geral é um fator preocupante.
A saliva traz informações importantes sobre as condições físicas e de saúde do atleta. A análise de marcadores bioquímicos fisiológicos pode determinar o ritmo de treinos, análise de tipo e quantidade de bactérias presentes. Possibilita também prevenir lesões musculares, problemas cardíacos, em articulações e aterosclerose, por exemplo, que podem comprometer um melhor desempenho do atleta.
Ficha Técnica
Edição sonora: Gabriel Soares
Produção: Rosemeire Talamone e Leticia Acquaviva
Para receber atualizações com novos episódios, assine o feed do podcast Momento Odontologia. Estamos também no Spotify, no iTunes, Google Podcasts, entre outros apps.
E toda segunda-feira, às 8h05, na Rádio USP (93,7 FM em São Paulo, 107,9 em Ribeirão Preto e streaming).
.