História do Rock #12: O rock alemão se destaca pela diversidade e variedade

Mario de Vivo apresenta bandas contemporâneas alemãs focando na produção do século atual

12/12/2021 - Publicado há 3 anos
História do Rock - USP
História do Rock #12: O rock alemão se destaca pela diversidade e variedade
/

No História do Rock desta semana, o professor Mario de Vivo termina a sua “viagem” pela Alemanha na série sobre o rock europeu. Neste episódio o professor apresenta bandas do rock contemporâneo alemão e as produções que foram feitas no atual século. Logo no início, o professor apresenta a música Augen Auf, de 2004, da banda Oomph, fundada em 1989. Em seguida, apresenta a canção Endlich einmal, de 2003, da banda pop rock Tomte, banda que De Vivo explica ser da “Escola de Hamburgo”. E como o programa é de muita música, na sequência vem a canção Hail to the Freaks, de 2007, da banda Beaststeaks, que tem 20 anos de estrada e aposta na composição em inglês para conquistar público fora do país.

O professor enfatiza que as bandas apresentadas neste episódio são menos experimentais que aquelas apresentadas nos episódios anteriores. “Mas se a gente levar em conta que muitas das bandas mais experimentais continuam na ativa, nós podemos deduzir que a cena do rock alemão é muito diversificada e variada, talvez até mais que a do rock inglês nos dias de hoje.” Na sequência, o professor apresenta a música Auf Uns, de 2014, do cantor de pop rock Andreas Bourani. Em seguida apresenta mais uma banda da “Escola de Hamburgo” a Tocotronic, com a canção Solidarität.

No encerramento do episódio, o professor apresenta a música Crucific (I burn for you), de 2021, da banda Sadonis, fundada na Alemanha em 2014, mas que hoje tem mais ligação com a Suécia. No próximo episódio, De Vivo vai mostrar as bandas mais quentes das regiões mais geladas da Europa.

O História Rock está no Facebook e os ouvintes podem enviar e-mail com dúvidas e sugestões para ouvinte@usp.br.

Produção: Mario De Vivo e Gabriel Soares Apresentação: Mario De Vivo Edição: Gabriel Soares e Rosemeire Talamone