No História do Rock desta semana, o produtor e apresentador Gabriel Soares, começa uma série sobre o glam metal e de início lembra as inspirações sonoras e visuais do estilo. “O Glam metal não tem esse nome à toa, pois traz a inspiração visual direta do glam rock, com roupas coloridas e espalhafatosas, maquiagem abundante e cabelos volumosos.”
Já na parte sonora, Soares diz que o estilo “bebe de algumas fontes como heavy metal, hard rock e punk rock”. E, para mostrar essa influência, o produtor apresenta duas canções de bandas que foram inspiração, principalmente visuais, para o estilo. A primeira canção é Personality Crisis, de 1973, da banda New York Dolls, e a segunda é a música Love Gun, da banda Kiss.
Soares conta que, apesar de nunca ter sido considerada uma banda de glam metal, a banda norte-americana Van Halen foi uma das principais inspirações sonoras para o estilo, devido aos seus “riffs de guitarra e refrões com melodias cativantes que grudam na orelha”, e apresenta a canção Ain’t Talkin ‘Bout Love, de 1978, da banda norte-americana.
Em seguida Soares diz que, apesar do estilo ter surgido em Los Angeles, nos Estados Unidos, a banda britânica Deff Leppard também foi grande inspiração para o glam metal, e apresenta a canção Bringin’ On The Heartbreak, de 1981.
Na reta final o produtor apresenta duas canções da banda norte-americana Mötley Crüe, Too Fast For Love e Live Wire, ambas do álbum de estreia da banda em 1981.
No próximo episódio, Soares continua a série do glam metal, apresentando a fase em que o estilo chega ao auge do sucesso.
Produção: Gabriel Soares e Rubens Avelar Apresentação: Gabriel Soares Edição: Gabriel Soares e Rosemeire Talamone