Fake News Não Pod #64: Astrologia não tem comprovação científica

Efeito Forer, uma referência a um teste aplicado por Bertrand Forer em 1948, pode explicar porque tantas pessoas acreditam em astrologia

07/12/2022 - Publicado há 2 anos
Fake News não Pod - USP
Fake News Não Pod #64: Astrologia não tem comprovação científica
/

A  crença de que a posição aparente dos astros no céu pode determinar a personalidade e o temperamento de alguém, a astrologia, já foi comprovada como falsa pela ciência. Apesar disso, muitas pessoas continuam acreditando na pseudociência. A acadêmica Laura Colete Cunha, graduanda de Ciências Biomédicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP e membro do Vidya Academics, explica no podcast Fake News Não Pod desta semana que essa crença pode ser explicada através do efeito Forer.

Laura conta que em 1948 o professor e psicólogo Bertrand Forer aplicou um teste de personalidade a estudantes e, em um outro momento, uma avaliação de características pessoais que teria sido feita com base no teste de personalidade aplicado. “Os alunos deveriam indicar numa escala de 0 a 5 o quanto se identificavam com a avaliação, a média da classe ficou em 4,26. Contudo, todas as avaliações eram iguais! E provinham de um livro de astrologia. Esse teste já foi repetido centenas de vezes e o nível de concordância dos voluntários é de cerca de 85%.”

Nesse sentido, a acadêmica explica que o efeito Forer é a crença que um discurso vago e genérico é, na verdade, exato e específico. Laura ainda alerta, “desconfie das afirmações genéricas aplicadas por astrólogos, cartomantes dentre outros ‘místicos’ e fique atento ao efeito Forer! Se você deseja saber mais sobre sua personalidade com precisão, busque um psicólogo qualificado”.

Fake News não Pod
Produção: Vydia Academics, Pretty Much Science (PMScience),
Projeto: João Fake News (bit.ly/JoaoFakeNews).
Roteirista e apresentadora: Laura Colete Cunha
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão Preto