Ebook registra personagens que viveram boa parte da história do Conjunto Residencial da USP

Livro eletrônico traz um retrato do Conjunto Residencial da USP (Crusp), do campus da Capital, mostrando as realidades de seus ex-moradores, suas histórias e a importância do local como resistência política na Universidade

Publicado: 04/07/2024
Novos Cientistas - USP
/

O Conjunto Residencial da USP (CRUSP), complexo destinado a moradia de estudantes da USP menos favorecidos financeiramente, ou que sejam oriundos de outras cidades do Brasil, é o tema principal do ebook Blocos de Memórias“, de autoria do jornalista Ivan Conterno. A obra é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Conterno para a Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, e teve a orientação do professor Dennis Oliveira. Ambos estiveram presentes no estúdio da Rádio USP, na entrevista desta quinta-feira (4) do podcast Os Novos Cientistas.

No artigo “O Crusp é moradia estudantil”, veiculado no Jornal da USP em outubro do ano passado, assinado por Ana Duarte Lanna, pró-reitora de Inclusão e Pertencimento da USP, e Ester Gammardella Rizzi, assessora da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento da USP, as autoras trouxeram a informação de que na moradia estudantil da USP, a maior de todos os campi, havia aproximadamente 1.600 vagas, distribuídas em oito blocos. “Creio que existam cerca de 1.400 moradores atualmente”, disse o jornalista.

Ao relatar o prazer de ter orientado o trabalho que resultou no ebook, o professor Dennis Oliveira destacou a importância política do Crusp e seus diversos atores que, no decorrer dos tempos, sempre mantiveram a “efervescência” do local. Conterno em seu trabalho destaca muitas histórias inéditas de personagens que foram importantes, resistindo mesmo em períodos como a ditadura militar. Ambos os entrevistados destacaram que há a necessidade de sempre se estar repensando as políticas de habitação estudantil na USP. Dennis Oliveira lembrou que a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), também conhecida como USP Leste, também é um ponto de atenção. “Lá não existe ainda moradia estudantil”, lembrou o docente.

Disponível também na plataforma Spotify