Diversidade em Ciência #86: Inaicyra Falcão fala sobre a cultura de terreiro e a mitologia iorubá no canto lírico

Doutora em Educação pela USP, ela revolucionou o canto lírico brasileiro ao trazer a estética e a cultura africana para um gênero ainda bastante eurocêntrico no universo da música erudita, com o álbum “Okan Awa: cânticos da tradição yorubá”
.

 27/02/2023 - Publicado há 1 ano
Diversidade em Ciência - USP
Diversidade em Ciência - USP
Diversidade em Ciência #86: Inaicyra Falcão fala sobre a cultura de terreiro e a mitologia iorubá no canto lírico
/

No Diversidade em Ciência, Ricardo Alexino Ferreira entrevista Inaicyra Falcão, doutora em Educação pela USP, livre-docente na área de Práticas Interpretativas e professora sênior do Instituto de Artes da Unicamp.

Inaicyra Falcão é graduada em Dança pela Universidade Federal da Bahia, com mestrado em Artes Teatrais pela Universidade de Ibadan, na Nigéria. Estudou também arte lírica.

Ela é autora do livro Corpo e Ancestralidade, uma proposta pluricultural de dança-arte-educação. É, também, coorganizadora do livro Rituais e linguagens da cena, os dois livros editados pela Editora CRV.

Inaicyra é intérprete do álbum Okan Awa: cânticos da tradição yorubá, no gênero canto lírico. Atualmente ela está produzindo um novo álbum, voltado também para o canto lírico com tradições afro-brasileiras.


Diversidade em Ciência

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com direção e apresentação do jornalista e professor da Escola de Comunicações e Artes -USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale. O programa é transmitido pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto) , e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.