Destaque do Ciência USP #41: Como mundos aquáticos podem ser mais comuns do que imaginávamos?

Neste episódio, conversamos com Jorge Meléndez, professor e pesquisador do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, que explica um novo estudo sobre água em exoplanetas

Por
 18/10/2022 - Publicado há 2 anos
Ciência USP - USP
Ciência USP - USP
Destaque do Ciência USP #41: Como mundos aquáticos podem ser mais comuns do que imaginávamos?
/

Em um artigo publicado na revista Science, uma equipe de pesquisadores da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, apontou que o número de planetas com água que existem fora do nosso sistema solar pode ser bem maior do que pensávamos.

Durante o novo estudo, com ajuda do Telescópio Espacial James Webb, os planetas foram separados em duas categorias: exoplanetas rochosos e exoplanetas gasosos com atmosferas espessas. A partir daí, pesquisadores analisaram evidências de uma terceira possibilidade: exoplanetas que são muito densos para serem gasosos e não são densos o suficiente para serem puramente rochosos.

Para explicar melhor o que as classificações significam e como a composição rochosa de exoplanetas pode estar misturada com a água, conversamos com o professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP Jorge Meléndez.

Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou no seu aplicativo de podcast favorito.

Ficha técnica

Reportagem e Narração: Gabriele Koga
Produção: Denis Pacheco
Edição de Som e Composição Musical: André Leite, Mariana Franco, Livia Pegoraro e Angélica Peixoto, com supervisão de Guilherme Fiorentini


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.