Destaque do Ciência USP #40: Como cães utilizam diferentes tipos de vocalizações para se comunicar?

Neste episódio, conversamos com Carine Savalli, doutora pelo Instituto de Psicologia da USP e coordenadora do Laboratório de Etologia Canina da Universidade Federal de São Paulo, que conta mais sobre os tipos de sons utilizados pelos cães

04/10/2022 - Publicado há 2 anos
Ciência USP - USP
/

Em um estudo publicado no periódico Applied Animal Behaviour Science, pesquisadores da Universidade de Aix Marselha, na França, em conjunto com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), realizaram um estudo sobre como os cães utilizam uma gama de sons diferentes para se comunicar com seus donos.

Os milhares de anos da evolução da relação entre humanos e cães resultou em diversos tipos de comportamentos, incluindo aí diferentes formas de expressão usadas pelos animais para se comunicarem conosco. Pensando nisso, o estudo buscou compreender justamente uma das mais importantes formas de comunicação canina: o latido e suas variantes. O objetivo era mapear como cada vocalização é utilizada para um fim e em um contexto diferente.

Para explicar como a pesquisa foi realizada e de que forma ela pode nos ajudar a entender melhor o comportamento canino, conversamos com a coautora do artigo, Carine Savalli, professora e coordenadora do Laboratório de Etologia Canina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e doutora pelo Instituto de Psicologia (IP) da USP.

Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou seu aplicativo de podcast favorito.

Reportagem e Narração: Caio César Pereira
Produção: Denis Pacheco
Edição de som e Composição Musical: André Leite, Angélica Peixoto, Lívia Pegoraro e Mariana Franco, com supervisão de Guilherme Fiorentini