Destaque do Ciência USP #38: Como a magnetrônica pode originar uma nova geração de computadores?

Neste episódio conversamos com a física Adriana Tufaile, professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, que explica como uma nova propriedade magnética pode contribuir para a construção de futuros computadores

Por
 06/09/2022 - Publicado há 2 anos
Ciência USP - USP
Ciência USP - USP
Destaque do Ciência USP #38: Como a magnetrônica pode originar uma nova geração de computadores?
/

Em um estudo publicado na revista Nature Communications, uma equipe de cientistas da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, demonstrou de que forma uma propriedade específica do magnetismo pode contribuir para o desenvolvimento de uma nova geração de computadores mais baratos e mais poderosos.

Sabe-se que um dos grandes desafios para o desenvolvimento tecnológico atualmente envolve o superaquecimento dos componentes eletrônicos. A situação evidencia que o processo de miniaturização de microchips está próximo de atingir seu limite. Por isso, os cientistas buscam formas de solucionar esse problema e novos estudos sugerem que uma orientação magnética diferente pode, futuramente, resolvê-lo.

Para explicar detalhes sobre essa diferente propriedade do magnetismo e de que maneira ela pode ser utilizada para evitar o superaquecimento de componentes, conversamos com a professora Adriana Tufaile, professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP.

Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou seu aplicativo de podcast favorito.

Ficha técnica

Reportagem e Narração: Caio César Pereira e Gabriele Koga
Produção: Denis Pacheco
Edição de som e Composição Musical: Angélica Peixoto, Mariana Franco e André Leite, com supervisão de Guilherme Fiorentini


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.