Destaque do Ciência USP #37: Como o Universo conseguiu seu campo magnético?

No episódio de hoje, conversamos com o professor Antônio Mário Magalhães, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, que explica uma nova hipótese sobre como o Universo conseguiu seu próprio campo magnético

Por
 23/08/2022 - Publicado há 2 anos
Ciência USP - USP
Ciência USP - USP
Destaque do Ciência USP #37: Como o Universo conseguiu seu campo magnético?
/

Em um estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos EUA, em conjunto com a Universidade de Princeton e a Universidade do Colorado, formularam uma nova hipótese sobre como o Universo desenvolveu e amplificou o seu próprio campo magnético.

O campo magnético da Terra é um dos mais importantes componentes da nossa atmosfera. Ele não só nos protege da radiação solar como também é um dos responsáveis pela manutenção da vida no planeta. Uma das teorias que explicam como esse campo é gerado envolve a movimentação de ferro e níquel no núcleo quente da Terra. O movimento produz o fenômeno conhecido como “efeito dínamo”. Porém, esse efeito não é algo que existe somente no nosso planeta. Mesmo que em uma escala menor, o Universo também possui um.

Para explicar a hipótese sobre como surgiu o campo magnético do Universo, conversamos com o professor Antônio Mário Magalhães, pesquisador do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP.

Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou seu aplicativo de podcast favorito.

Ficha técnica

Reportagem e Narração: Caio César Pereira
Produção: Denis Pacheco
Edição de som e Composição Musical: Angélica Peixoto e André Leite, com supervisão de Guilherme Fiorentini


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.