Destaque do Ciência USP #20: Seria possível obter energia dos buracos negros?

Neste episódio, conversamos com Rodrigo Nemmen, professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, que explica o que são buracos negros e como poderíamos obter energia deles

16/11/2021 - Publicado há 3 anos
Ciência USP - USP
Destaque do Ciência USP #20: Seria possível obter energia dos buracos negros?

Em um artigo publicado na revista Physical Review D no primeiro semestre deste ano, pesquisadores da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, estudaram uma possibilidade de retirar energia dos buracos negros.

Nesse novo estudo, físicos teorizaram sobre uma possível maneira de extrair essa energia: a partir de desconexões e reconexões de linhas de campo magnético próximas aos buracos negros. A nova teoria pode ajudar futuras pesquisas a entender melhor como eles funcionam.

Para explicar como essa pesquisa foi realizada, conversamos com Rodrigo Nemmen, professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP.

Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou seu aplicativo de podcast favorito.

Ficha técnica