Destaque do Ciência USP #15: Como é a chuva em outros planetas?

Neste episódio, conversamos com Eduardo Janot Pacheco, professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, que explica como as gotas de chuva de outros planetas podem oferecer informações sobre as suas condições e sua possível habitabilidade

24/08/2021 - Publicado há 3 anos
Ciência USP - USP
Destaque do Ciência USP #15: Como é a chuva em outros planetas?
/

Em um artigo publicado no Journal of Geophysical Research em abril deste ano, pesquisadores da Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas de Harvard realizaram um experimento teórico para calcular o tamanho das gotas de chuva em outros planetas. O estudo é uma chave fundamental para compreender as condições de planetas diferentes do nosso.

A partir de cálculos complexos, os cientistas descobriram que as gotas de chuva se comportam de maneira muito parecida com o que já sabemos, mesmo em ambientes planetários diversos, como Júpiter e a Terra. Além disso, segundo o estudo, seria possível identificar quais planetas fora do Sistema Solar seriam potencialmente habitáveis a partir do conhecimento de sua chuva, e de como as gotas se comportam.

O experimento calculou as gotas de chuva a partir de três critérios: o tamanho da gota, a velocidade com que ela cai, e a velocidade de evaporação. A partir desses critérios, seria possível descobrir várias condições de exoplanetas.

Para explicar como essa pesquisa foi realizada, conversamos com Eduardo Janot Pacheco, professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP.

Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou seu aplicativo de podcast favorito.

Reportagem e Narração: Karina Tarasiuk
Produção: Denis Pacheco
Edição de som e Composição Musical: Guilherme Calaça e André Leite, com supervisão de Guilherme Fiorentini