Destaque do Ciência USP #14: Como as plantas compartilham material genético?

Neste episódio, conversamos com Maria Magdalena Rossi, professora do Instituto de Biociências da USP, que explica como plantas de diferentes espécies trocam material genético entre si

10/08/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 16/08/2021 as 11:57
Ciência USP - USP
Destaque do Ciência USP #14: Como as plantas compartilham material genético?
/

Em um artigo publicado na revista Science Advances no começo deste ano, pesquisadores do Instituto Max Planck, em Potsdam, na Alemanha, observaram a migração de material genético de um organismo para outro, e não apenas entre células de um mesmo corpo.

O material genético armazena todas as informações que formam um organismo, e até então se acreditava que ele estava protegido no núcleo celular. Mas, a partir do novo estudo, foi descoberto que esse material não fica permanentemente dentro de uma célula.

Também se sabe que o material genético pode migrar de uma célula para outra e ser trocado entre diferentes organismos. Neste trabalho, pesquisadores testaram novas abordagens experimentais para mostrar, pela primeira vez, como ele viaja.

Para explicar como essa experiência foi realizada, conversamos com Maria Magdalena Rossi, professora do Departamento de Botânica do Instituto de Biociências (IB) da USP e coordenadora do Laboratório de Genética Molecular de Plantas.

Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou seu aplicativo de podcast favorito.

Atualizado em 16/08/2021: Uma nova versão do podcast foi atualizada para corrigir trecho da locução que classificou mitocôndrias incorretamente como moléculas. As mitocôndrias são organelas celulares.

Reportagem e Narração: Karina Tarasiuk e Mariana Marques
Produção: Denis Pacheco
Edição de som e Composição Musical: Guilherme Calaça e André Leite, com supervisão de Guilherme Fiorentini