Destaque do Ciência USP #09: Como vermes marinhos percebem a luz e o que é cronobiologia?

Nesta edição, conversamos com Gisele Oda, professora do Instituto de Biociências da USP, para entender como vermes que habitam os mares percebem mudanças de intensidade de luz ultravioleta e como isso se relaciona com o campo da cronobiologia

01/06/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 16/08/2021 as 13:39
Ciência USP - USP
/

Em um artigo publicado no periódico Nature Ecology and Evolution, no começo deste ano, cientistas da Universidade de Viena, na Áustria, liderados pelo pesquisador Vinoth Rajan, demonstraram que, além da duração do dia, os vermes de cerdas que habitam os mares percebem mudanças sazonais de intensidade de luz ultravioleta profunda para ajustar os níveis de neuro-hormônios importantes e o seu comportamento.

Para explicar como os cientistas fizeram essa descoberta e como ela se encaixa no campo de estudos conhecido como cronobiologia, conversamos com a professora Gisele Oda, do Instituto de Biociências (IB) da USP.

Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou seu aplicativo de podcast favorito.

Reportagem e Narração: Denis Pacheco, com colaboração de Giovanna Stael
Edição de Som e Composição Musical: Guilherme Calaça, André Leite e Guilherme Fiorentini