Antônio Carlos de Brito (1944-1987), o Cacaso. Integrante da chamada Geração Mimeógrafo, que redimensionou a poesia produzida no País, ele colocou versos em melodias de compositores renomados como Djavan, Edu Lobo, Sueli Costa e Tom Jobim, além de ter sido gravado por Elis Regina, Maria Bethânia, Milton Nascimento e Simone. Músicas que ele assinou, como Lambada de Serpente, Dentro de Mim Mora Um Anjo e Triste Baía da Guanabara ocupam lugar de honra no cancioneiro nacional.
Os 80 anos de Cacaso, completados em 13 de janeiro de 2024, são celebrados com o álbum Cacaso 80 Anos, idealizado e produzido pelo jornalista Renato Vieira, que fala do disco no podcast De Papo Pro Ar. Também participa do programa o músico Claudio Nucci, grande nome da MPB.
Lançado pela Kuarup o CD traz sua assinatura em cada faixa em parceria com um melodista diferente, já que Cacaso fez canções com mais de 20 parceiros. Carlinhos Vergueiro, Claudio Nucci, Edu Lobo, Eduardo Gudin, Filó Machado, Joyce Moreno, Rosa Emilia Dias, Toquinho e Zé Renato estão entre eles e generosamente participam do álbum, ao lado de Camilla Faustino, Luísa Lacerda (ambas representantes da nova geração da MPB) e das presenças especialíssimas de Alaíde Costa, Leila Pinheiro e Ney Matogrosso.
Ouça o podcast no link acima.
Este podcast reproduz o programa De Papo Pro Ar, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 22 de março de 2024. De Papo Pro Ar é transmitido sempre às sextas-feiras, depois das 18 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quartas-feiras ele é publicado em formato de podcast no Jornal da USP. O programa é produzido e apresentado pelo radialista Cido Tavares.
As edições anteriores de De Papo Pro Ar estão disponíveis neste link.