Curioso por Ciência #44: Estudo revela indicadores de ventilação prolongada em pacientes submetidos a cirurgias cardíacas

Após avaliarem 172 pacientes, os pesquisadores descobriram que os mais velhos, com menor peso e com músculos respiratórios mais fracos, tendem a precisar de ventilação mecânica por mais de 24 horas

Por
 Publicado: 28/10/2024 às 13:40     Atualizado: 29/10/2024 às 13:58
Curioso por Ciência - USP
Curioso por Ciência - USP
Curioso por Ciência #44: Estudo revela indicadores de ventilação prolongada em pacientes submetidos a cirurgias cardíacas
/

No Curioso por Ciência desta semana, Eduardo Nazaré, do Dr Fisiologia traz os resultados da pesquisa de Camila Barbosa Benedetti, que analisou pacientes com doenças cardíacas que passaram por cirurgias e focaram em entender quais fatores clínicos, antes da cirurgia, poderiam prever quem precisaria de ventilação mecânica por mais tempo.

Quando uma pessoa faz uma cirurgia no coração, como uma revascularização do miocárdio ou uma correção de problemas nas válvulas cardíacas, alguns pacientes precisam, mais do que outros, de um tempo elevado do auxílio da ventilação mecânica, ou seja, precisam da ajuda de uma máquina para respirar. O estudo envolveu 172 pacientes e os pesquisadores verificaram fatores como idade, peso, força dos músculos respiratórios e até a força das mãos dos pacientes.

O que os pesquisadores descobriram foi que os pacientes mais velhos, com menor peso e com músculos respiratórios mais fracos, tendem a precisar de ventilação mecânica por mais de 24 horas. Além disso, a fraqueza dos músculos respiratórios junto com a menor força nas mãos pode ser um sinal de uma condição chamada sarcopenia, que é a perda de massa muscular. Esse é um fator que pode prejudicar a recuperação desses pacientes.

Essa pesquisa mostrou que, mesmo antes da cirurgia cardíaca, os médicos podem identificar quem tem mais chance de precisar de ventilação mecânica por mais tempo. Esse resultado pode ajudar no planejamento da recuperação, tempo de uso de um leito de hospital e diminuição do risco de complicações pós-operatórias.

A pesquisa é o mestrado Características clínicas de indivíduos cardiopatas submetidos à cirurgia cardíaca associadas ao tempo de ventilação mecânica no período pós-operatório imediato: estudo observacional, defendido no Programa de Pós-graduação de Clínica Cirúrgica, em 2022, sob orientação do professor Alfredo José Rodrigues.

Curioso por Ciência é uma coprodução coprodução entre a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, startup Dr. Fisiologia e Rádio USP Ribeirão Preto e São Paulo. Vai ao ar toda segunda-feira, no Jornal da USP no Ar na Rádio USP em São Paulo, 93,7 MHz, a partir das 7h30, e no Jornal da USP no Ar - Edição Regional na Rádio USP Ribeirão Preto, 107,9 MHz, a partir das 12h. estará disponível na home de Ribeirão Preto do Jornal da USP, basta navegar em ribeirao.usp.br.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.