Ciência USP #34: Um passeio pela floresta urbana

Neste episódio do podcast Ciência USP, falamos sobre o trabalho de pesquisadores que se dedicam a temas que podem soar um pouco estranhos quando estão na mesma frase: mobilidade, florestas e o espaço urbano

28/10/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 30/10/2020 as 11:18
Ciência USP - USP
Ciência USP #34: Um passeio pela floresta urbana

Dia 31 de outubro é o Dia Mundial das Cidades. Neste episódio de Ciência USP, adiantamos a data para falar sobre os trabalhos de pesquisadores que se dedicam a temas que podem até soar estranhos quando estão na mesma frase, mas têm tudo a ver com a nossa vivência nas cidades: mobilidade, florestas e o espaço urbano.

Entrevistamos cientistas da biologia e da geografia para explicar qual é a importância de cuidar das árvores que vivem nas cidades. Do abastecimento de água à temperatura dos bairros, elas estão envolvidas em muitos aspectos do nosso cotidiano.

Também convidamos o Denis Pacheco, criador e apresentador do podcast Momento Cidade, para falar sobre mobilidade. Ele conversou com o autor de uma pesquisa recente sobre a política de transportes de São Paulo. Os resultados da pesquisa foram descritos no artigo A crack in the automobility regime? Exploring the transition of São Paulo to sustainable urban mobility, publicado na revista acadêmica Cities.

Apresentação: Silvana Salles