Brasil Latino: Victor del Vecchio e a imigração na pandemia

Esta edição fala sobre o fluxo migratório na América Latina que foi praticamente interrompido com o fechamento das fronteiras entre os países

Por
 29/05/2020 - Publicado há 4 anos
Brasil Latino - USP
Brasil Latino - USP
Brasil Latino: Victor del Vecchio e a imigração na pandemia
/

A desigualdade social que marca a história do continente latino-americano fica mais acentuada no atual quadro da covid-19. Espalhada por praticamente todos os países, a doença exige medidas severas de controle sobre a mobilidade das pessoas e a adoção de protocolos sanitários rígidos.

Além da população mais pobre das periferias das grandes cidades, existe um contingente que está sendo bastante afetado: os imigrantes. Com o fechamento das fronteiras entre os países, muitos deles vivem uma situação crítica, sendo obrigados a recorrer ao auxílio de entidades beneficentes para sobreviver. Sua situação jurídica está paralisada e muitos que desejam voltar ao seu país de origem, não podem fazê-lo.

Como fica a situação dos imigrantes em meio à pandemia? Que respostas é possível dar a eles para garantir condições mínimas de vida? Essas e outras questões foram debatidas nesta edição do Brasil Latino, que teve a participação do advogado Victor del Vecchio, consultor da ONU Migração e pesquisador do Grupo de Estudos sobre Proteção Internacional de Minorias da Universidade de São Paulo (Gepim-USP).


Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda terça-feira, às 13h, pela Rádio USP 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.