Brasil Latino: Ricardo Sennes e a conjuntura política

Desafios da democracia permanecem na pauta em meio à polarização que atinge a América Latina

 26/08/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 29/08/2022 às 15:01
Brasil Latino - USP
Brasil Latino - USP
Brasil Latino: Ricardo Sennes e a conjuntura política
/

As recentes vitórias de Gabriel Boric, no Chile, e Gustavo Petro, na Colômbia, se somam a outros governos de tendência de esquerda na América Latina. A última grande eleição no continente acontece em 2 de outubro, no Brasil. Caso as pesquisas se confirmem, existe a possibilidade do petista Luiz Inácio Lula da Silva assumir seu terceiro mandato presidencial, o que fecharia um círculo de vitórias do chamado campo progressista.

Mas será que isto é suficiente para se afirmar que a América Latina pende novamente para a esquerda revivendo o início da primeira década deste século, que ficou conhecida como “onda rosa”? Será que os imensos desafios econômicos e sociais que colocam em xeque a própria democracia podem ser superados por governos de esquerda diante da necessidade de soluções rápidas e eficazes? Como entender a polarização política que acontece praticamente em todos os países? Estas e outras perguntas são respondidas pelo economista e comentarista político da TV Cultura, Ricardo Sennes, nesta edição do Brasil Latino.


Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda terça-feira, às 13h, pela Rádio USP 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.