Brasil Latino: Pietro Alarcón e as eleições na Colômbia

Pela primeira vez em décadas, candidato presidencial da esquerda tem chances reais de vitória nas eleições de 29 de maio

08/04/2022 - Publicado há 2 anos
Brasil Latino - USP
Brasil Latino: Pietro Alarcón e as eleições na Colômbia
/

Impulsionado pelos protestos populares contra o governo do direitista Ivan Duque, iniciados em 2019 e que ganharam força durante a pandemia, o ex-prefeito de Bogotá, Gustavo Petro, aparece em primeiro lugar nas pesquisas para a eleição presidencial de 29 de maio. Ele surge como um líder que está sendo capaz de levar adiante uma inédita aliança reunida no chamado Pacto Histórico, que agrupa 75 organizações colombianas entre partidos políticos, organizações da sociedade civil e movimentos populares.

Com um passado de ex-guerrilheiro do Movimento 19 de Abril (M19), Petro há muito tempo tem se dedicado a construir um ambiente de paz e justiça social numa Colômbia marcada pela violência de grupos paramilitares e ações guerrilheiras. A escolha de Francia Marques, uma líder afrodescendente que disputou com Petro a escolha da candidatura de esquerda, trouxe um ar de renovação nos tradicionais arranjos políticos do país. No cenário atual, o candidato governista, Federico Gutierrez, terá muito trabalho para reverter a desvantagem. Nas eleições para o congresso realizadas em 13 de março, houve uma reacomodação importante que assegura a Petro a possibilidade de governar, caso seja eleito, com uma bancada expressiva.

Para falar sobre a conjuntura eleitoral colombiana, Brasil Latino traz uma entrevista exclusiva com Pietro Alarcon, professor da Faculdade de Direito da PUC/SP, membro da direção da União Patriótica da Colômbia e da comissão internacional do Pacto Histórico.

Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda terça-feira, às 13h, pela Rádio USP 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

.