O feminismo não pode ser entendido no singular. Existem diversos feminismos, segundo a professora de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, Beatriz Sanchez, entrevistada dessa edição do Brasil Latino.
O avanço conservador verificado em muitos países e mais recentemente com a vitória de Donald Trump nos Estados Unidos mostra que é necessário revisar a forma de comunicação dos movimentos feministas e a estratégia para alcançar mais mulheres. A ideia de que o feminismo é uma luta da mulher contra o homem ainda está presente no imaginário popular.
Por outro lado, Beatriz Sanchez não vê no movimento em defesa dos direitos das mulheres uma oposição à luta de classes e de raças. “São lutas que se somam a partir da desigualdade”, defende ela.
Brasil Latino
O Brasil Latino vai ao ar toda terça-feira, às 13h, pela Rádio USP 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.
.