Como explicar o avanço da extrema-direita na América Latina e em vários países europeus? O que tem motivado esse crescimento? Crise da democracia? Desespero diante da pobreza cada vez mais presente no cotidiano de muitos povos? Estas e outras questões são debatidas no Brasil Latino pelo professor Wagner Iglesias, do Programa Interunidades de Pós-graduação Integração da América Latina (Prolam/USP) e um dos coordenadores do Grupo de Trabalho “China no jogo do poder mundial”, da Conferência Latino-americana de Ciências Sociais (Clacso).
Segundo Iglesias, a extrema-direita é, em primeiro lugar, um fenômeno ocidental que responde a diferentes circunstâncias, mas fundamentalmente está baseada nas limitações que o mundo globalizado impõe ao desenvolvimento mais justo e igualitário das nações do Sul Global.
Brasil Latino
O Brasil Latino vai ao ar toda terça-feira, às 13h, pela Rádio USP 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.
.