Brasil Latino: Moara Passoni e o cinema brasileiro

Cineasta formada na USP apresenta “Êxtase” no Festival Quinzena do Documentário do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA)

Por
 12/03/2021 - Publicado há 3 anos
Brasil Latino - USP
Brasil Latino - USP
Brasil Latino: Moara Passoni e o cinema brasileiro
/

A pandemia mudou muita coisa no cotidiano das pessoas. Hábitos novos tem sido criados a partir das limitações de circulação. Um dos setores mais impactados é o da cultura, que passou a existir de forma remota. E o cinema representa muito dessa mudança generalizada.

Isso não significa que as coisas estejam paradas. A cineasta Moara Passoni, formada em Ciências Sociais pela USP, exibe nos dias 28 de março e 2 de abril o filme Êxtase, no Festival Quinzena do Documentário do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA). 

O filme é, segundo a própria diretora, uma mistura de ficção e realidade sobre o grave problema da anorexia, que representa uma das maiores causas de mortalidade feminina do planeta e atinge principalmente adolescentes e jovens. Moara fala a partir de sua própria experiência pessoal e o filme vem dando a ela um reconhecimento internacional. Atualmente baseada em Nova York, onde estuda roteiro e direção na Universidade de Columbia, ela foi nomeada uma das “25 New Faces of Independent Film” pela Filmmaker Magazine e um dos mais importantes nomes do mundo audiovisual, segundo os organizadores do festival dinamarquês CPH:DOX, onde Êxtase foi lançado em 2020.

Moara traz na bagagem o roteiro de Democracia em vertigem (2019), que concorreu ao Oscar de melhor documentário, e uma forte parceria com a diretora Petra Costa, com quem trabalhou em Olmo e a Gaivota e Elena.

Na entrevista ao Brasil Latino, Moara fala da sua carreira e das perspectivas do cinema brasileiro no cenário internacional, sem deixar de lado sua preocupação com os rumos do nosso País.


Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda terça-feira, às 13h, pela Rádio USP 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.