Brasil Latino: México vota pela continuidade

A novidade é a eleição de Claudia Sheinbaum, primeira mulher a presidir o país

 Publicado: 11/06/2024     Atualizado: 17/06/2024 as 13:48
Brasil Latino - USP
Brasil Latino - USP
Brasil Latino: México vota pela continuidade
/

 

Com quase 60% dos votos válidos, os eleitores mexicanos apostaram na continuidade do projeto político do presidente Andrés Manuel López Obrador. A novidade fica por conta da eleição da primeira mulher à presidência da República. Claudia Sheinbaum, uma ambientalista que já governou a Cidade do México, promete manter as políticas sociais do atual governo e inovar com iniciativas próprias na economia e no combate ao narcotráfico, uma das principais causas de preocupação da população, que vê a violência se alastrar pelo país. Sheinbaum foi ativista do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática da ONU (IPCC), que ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 2007.

Para analisar o cenário político mexicano, o Brasil Latino entrevista Mariana Aparício Ramírez, doutora em Ciências Sociais e professora no Centro de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Políticas e Sociais da Universidade Nacional Autônoma do México, a UNAM. Ela também é coordenadora do Observatório da Relação Binacional México-Estados Unidos, espaço acadêmico importante que pesquisa um dos grandes desafios do país que é a dependência econômica do poderoso vizinho do norte. Cerca de 80% de todo o seu comércio exterior é feito com os Estados Unidos.


Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda terça-feira, às 13h, pela Rádio USP 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.