Brasil Latino: Luigi Biondi e a imigração europeia na América Latina

O programa desta semana discute a influência dos imigrantes europeus na formação dos movimentos sociais e operários no Brasil e nos países latino-americanos

 26/03/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 19/04/2021 as 16:11
Brasil Latino - USP
Brasil Latino - USP
Brasil Latino: Luigi Biondi e a imigração europeia na América Latina
/

A greve geral de 1917 em São Paulo foi um marco na formação dos movimentos sociais e operários a partir da influência dos imigrantes italianos que chegaram ao Brasil na virada do século XIX para o século XX. Essa influência veio principalmente dos anarquistas e socialistas. O resultado foi a formação de uma forte organização sindical espalhada pelas principais cidades do País.

Pesquisador da história das imigrações internacionais e sua relação com as organizações sociais e operárias, o professor de História Contemporânea da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Luigi Biondi, é o entrevistado do Brasil Latino na edição de 22 de março. Formado pela Universidade de Roma – La Sapienza, Biondi fez doutorado na Unicamp sobre a participação dos anarquistas e socialistas italianos na greve geral de 1917.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.