No próximo dia 3 de novembro, a América Latina poderá ingressar em uma nova etapa caso o candidato democrata Joe Biden vença as eleições estadunidenses contra o atual presidente Donald Trump. As pesquisas indicam essa tendência. Mas o que de fato poderá mudar? E se houver uma reviravolta e Trump vencer? São questões abordadas nesta edição do Brasil Latino de 5 de outubro que teve a participação de Lucas Leite, professor de Relações Internacionais da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e idealizador do canal do YouTube Em dupla com consulta.
Para Lucas Leite, o processo eleitoral está fortemente marcado por uma conjuntura mundial totalmente nova com a pandemia da covid-19, que, inclusive, afetou o próprio presidente Trump. O comportamento dos eleitores em Estados decisivos como Ohio, Pensilvânia e Flórida podem determinar o vencedor. Leite acredita que o panorama atual favorece Biden, especialmente na economia, onde Trump começou bem o ano, mas agora não tem mais esse trunfo na mão. Outro fator que favorece o candidato democrata é a sua vice, a senadora pela Califórnia, Kamala Harris. Identificada com as questões raciais, sua presença na chapa soma votos na comunidade negra, fortemente mobilizada nos últimos meses após o assassinato de George Floyd por um policial branco.
Brasil Latino
O Brasil Latino vai ao ar toda terça-feira, às 13h, pela Rádio USP 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.
.