Brasil Latino: Foi golpe ou autogolpe?

Sociólogo expõe dúvidas sobre ação militar fracassada na Bolívia

 Publicado: 09/07/2024     Atualizado: 16/07/2024 as 10:09
Brasil Latino - USP
Brasil Latino - USP
Brasil Latino: Foi golpe ou autogolpe?
/

Na contramão das notícias e das manifestações de governos do mundo inteiro, Wilbert Villca López, sociólogo boliviano com mestrado no PROLAM/USP, afirma que a tentativa frustrada de golpe militar em seu país, ocorrida em 26 de junho, não passou de um autogolpe promovido pelo atual presidente Luis Arce. O motivo seria a disputa com o ex-presidente Evo Morales, que pretende voltar à presidência e que pertence ao mesmo partido do atual mandatário, o Movimento ao Socialismo (MAS).

Para reforçar sua tese, Wilbert assinala a movimentação de tropas militares três dias antes da tentativa de invasão do antigo palácio presidencial, em La Paz. Segundo ele, o deslocamento dessas tropas não teria passado despercebido pelo setor de inteligência militar e muito menos pelo alto comando das Forças Armadas. Além disso, o sociólogo boliviano, que foi assessor da vice-presidência do atual governo, indica as relações de parentesco entre o presidente Luis Arce e o ex-comandante do Exército, Juan José Zuñiga, que tentou o golpe e aceitou passivamente a ordem de desmobilizar as tropas após rápida conversa com o presidente.

Wilbert levanta uma tese que expõe ainda mais a disputa dentro do partido que hoje governa o país que mais golpes militares sofreu no século passado.


Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda terça-feira, às 13h, pela Rádio USP 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.