Embora a eleição de Lula tenha sido um ponto positivo para a volta da normalidade institucional, considerando que se trata de uma liderança que joga dentro das regras democráticas, o Brasil segue patinando na implementação de um projeto econômico que projete o futuro adaptado às exigências do mundo atual. O conhecimento digital, que resulta em avanços tecnológicos, ainda parece distante para uma economia que se pretende dinâmica e promotora da transição energética.
Enquanto isso, a ameaça extremista de direita, que colocou em xeque as instituições em 8 de janeiro de 2023, segue assombrando a democracia, especialmente pela composição do atual Congresso Nacional, dominado majoritariamente por parlamentares conservadores que apostam nas pautas de comportamento para guiar a dinâmica política.
Nesse sentido, projetos reacionários servem para a ação organizada e estratégica de uma vertente política radicalizada que se apresenta como solução em vários países, inclusive na América Latina e nos Estados Unidos.
Para debater o cenário político atual, Brasil Latino traz uma entrevista com Ricardo Sennes, doutor e mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, sócio-diretor da Prospectiva Public Affairs e comentarista do Jornal da TV Cultura.
Brasil Latino
O Brasil Latino vai ao ar toda terça-feira, às 13h, pela Rádio USP 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.
.