O Uruguai tem novo presidente. Eleito por uma estreita margem de 3% no dia 24 de novembro, Yamandú Orsi, pupilo do ex-presidente José “Pepe” Mujica, promete uma administração voltada à integração regional com especial atenção ao Brasil.
O desafio será ampliar esse objetivo considerando que a Frente Ampla, coligação de partidos e movimentos de centro-esquerda que apoiaram Yamandú, possuem força em Montevidéu, mas não no interior do país, tradicionalmente um reduto dos partidos Nacional e Colorado.
Apesar de pequeno territorialmente e uma população de 4 milhões de habitantes, o Uruguai é marcado pela estabilidade institucional e a transição pacífica de presidentes. No jogo geopolítico é uma referência simbólica para tempos de conflitos pelo mundo.
Para entender o resultado das eleições uruguaias e a sua repercussão no Mercosul e na América Latina, o Brasil Latino traz entrevista com Pedro Feliú, professor do Instituto de Relações Internacionais da USP e de pós-graduação em Ciência Política na FFLCH.
Brasil Latino
O Brasil Latino vai ao ar toda terça-feira, às 13h, pela Rádio USP 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.
.