Brasil Latino: É preciso repensar a América Latina

Apesar da bandeira da integração ter força política, pesquisas acadêmicas sobre o continente ainda são raras e dispersas

 07/05/2024 - Publicado há 7 meses     Atualizado: 22/05/2024 às 14:10
Brasil Latino - USP
Brasil Latino - USP
Brasil Latino: É preciso repensar a América Latina
/

Enquanto no cenário internacional acontecem vários eventos sobre a América Latina, com perspectivas interdisciplinares e importante presença de pesquisadores de diversos países, no Brasil esses eventos sobre a região são relativamente raros, quando comparados com o potencial de produção acadêmica existente. Nem sempre a América Latina é um tema que ultrapassa as diversas áreas de conhecimento das ciências sociais, das humanidades e das artes em seu conjunto.

Dois eventos promovidos pelo Programa de Pós-graduação Interunidades em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (Prolam/USP) vêm contribuir para suprir a carência de espaços interdisciplinares de encontro e debate dos projetos intelectuais sobre a América Latina.

O IV Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina e o II Congresso Internacional Pensamento e Pesquisa sobre a América Latina se propõem a articular os pensadores brasileiros com intelectuais de outros países da região e do mundo que desejam estabelecer diálogos interdisciplinares e científicos. Em entrevista ao Brasil Latino, as professoras Marilene Proença e Luciana Morilas, com participação da doutoranda Raíssa Gouveia Ferreira Lazarini, falam desses eventos e da perspectiva de uma maior integração acadêmica no continente latino-americano.

Marcados para acontecer entre 4 e 8 de novembro de 2024, no campus da USP, em São Paulo, os interessados poderão obter mais informações pelos links:

https://prolam.usp.br/pensar-e-repensar-a-america-latina/

https://www.even3.com.br/pensar-e-repensar/


Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda terça-feira, às 13h, pela Rádio USP 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.