Brasil Latino: Astor Piazzolla e o novo tango

No centenário de seu nascimento, Buenos Aires homenageia o bandeonista mais famoso do mundo.

Por
 19/03/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 09/04/2021 as 9:31
Brasil Latino - USP
Brasil Latino - USP
Brasil Latino: Astor Piazzolla e o novo tango
/

O Brasil Latino faz uma homenagem ao centenário de um dos maiores artistas da América Latina: o bandeonista Astor Piazzolla, que revolucionou o tango argentino.

Nascido em Buenos Aires, em 11 de março de 1921, ainda pequeno se mudou para os Estados Unidos onde ganhou o primeiro bandoneón de seu pai.

Em Nova York, conheceu o cantor Carlos Gardel, que ficou encantado com a forma como aquele garoto argentino tocava o instrumento. Gardel o convidou para acompanhá-lo numa turnê pela América Latina. Por ser menor de idade, os pais de Piazzolla não permitiram. Essa decisão mudou o destino do menino. Carlos Gardel e sua orquestra morreram num acidente de avião na Colômbia durante a turnê.

A experiência em Nova York o aproximou do jazz. Anos depois, em Paris, estudou piano com a famosa maestra Nadia Boulanger, a grande incentivadora para que Piazzolla se tornasse compositor.

A influência do jazz e da música erudita resultou no novo tango argentino que ficou conhecido mundialmente, embora no início tenha sido rechaçado em seu próprio país.

A carreira de Piazzolla decolou como um meteoro e vieram várias canções famosas. Uma delas é Adios, nonino, uma homenagem ao seu pai e considerada pelo compositor argentino como a sua obra prima.

Com o cineasta Fernando Solanas fez a trilha sonora do filme Sur, que trata da volta dos exilados argentinos após o fim da ditadura militar.

Buenos Aires foi o centro de sua produção e a paixão de Astor Piazzola. Por isso, suas canções trazem muito do espírito da capital argentina. Agora, em seu centenário de nascimento, Piazzolla é homenageado em todos os cantos da capital portenha.

Vítima de um derrame cerebral em Paris, em 1990, Piazzolla morreu dois anos depois em Buenos Aires, em 4 de julho. Nesse período, ficou inconsciente e nunca mais compôs.

Nesta edição, o Brasil Latino apresenta as principais músicas do repertório de Astor Pizzolla como Adios, nonino, Libertango, Años de soledad e Vuelvo al sur, entre outras.


Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda terça-feira, às 13h, pela Rádio USP 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.