Brasil Latino: Amanda Harumy e Luiz Eduardo Greenhalgh e o futuro da democracia

Os desafios colocados aos países latino-americanos, especialmente ao Brasil, passam por graves problemas sociais que abalam a normalidade institucional

 03/06/2022 - Publicado há 2 anos
Brasil Latino - USP
Brasil Latino - USP
Brasil Latino: Amanda Harumy e Luiz Eduardo Greenhalgh e o futuro da democracia
/

Os direitos humanos parecem fazer água. A miséria cresce. A desigualdade não é um tema que mobiliza as elites econômicas latino-americanas, acostumadas a um sistema de subserviência aos interesses internacionais enquanto internamente aplicam políticas de exclusão em nome do liberalismo. Com este quadro, a democracia deixa de ter credibilidade e se torna presa fácil de discursos extremistas de direita. O Brasil seguiu este figurino. A Colômbia viveu no primeiro turno da eleição em 2022 aquilo que aconteceu no Brasil em 2018.

Até quando o continente irá sofrer com desestabilizações institucionais que provocam incertezas e, o que é pior, aprofundam a pobreza histórica? Para debater o futuro da democracia na América Latina, o Brasil Latino traz entrevista com o advogado Luiz Eduardo Greenhalgh e com a diretora do Instituto Diplomacia para a Democracia, Amanda Harumy.


Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda terça-feira, às 13h, pela Rádio USP 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.